6

Quem é de Axé?

Quem é de Axé não nega sua fé!!!

6

Axé, o que significa?

   Para muitos que já ouviram essa palavra e não sabem o significado exato dela, ela é de origem yorubá e é muito usada também nas casas de candomblé.
O termo Axé significa “força, poder” mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: -” Estou conseguindo resolver meus, problemas no trabalho.” e o outro responde: ” Axé!” esse Axé significa ai dito equivalente ao um “Amém” do catolicismo ( que Deus permita).
Mas, o Axé ainda poe significar a própria Casa seja de Almas e Angolas , seja de Candomblé, em toda sua plenitude. Daí, uma Yalorixá ser chamada de Yalaxé (Iyálàse),ou seja, Mãe do Axé, ou uma pessoa responsável pelo zelo do Axé ou forças da casa do Orixá. As pessoas que vão as casa de santo, que vão em buscas de suas respostas, de um conforto ou até mesmo em busca de um Axé para que se possa receber uma graça, seja de uma enfermidade ou motivos pessoais. O Axé também pode significar “vida”. E tudo que tem vida tem origem, chamar a vida é chamar o Axé e as origens . Os Orixás são Axé , os Orixás são vida.!!!

Publicado em: Sem categoria

Comente se for um comentário instrutivo ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s