Preto velho

Templo Estrela Verde

Boa noite amigos e amigas!
PRETO-VELHO
“Preto-Velho quando vem, vem beirando a beira mar
Bota a canga no sereno, deixa a canga serenar!”
Este ponto, simples e profundo, nos mostra que, para a chegada dos Pretos-Velhos, seus médiuns (cavalos) devem deixar a ‘canga’ (cabeça) serenar.
Os Pretos-Velhos ou Pais-Velhos são espíritos da linha de Yorimá. Nossos queridos e conhecidos Pretos e Pretas-Velhas, os Senhores da Sabedoria, verdadeiros Mandingueiros de Luz.
YO – POTÊNCIA; ORDEM; PRINCÍPIO
RI – REINAR; ILUMINADO
MA – LEI; REGRA
YORIMA, portanto, traduz: Princípio ou Potência Reinante da Lei.
Yorimá é o mesmo Obaluaiê (Oba Olu Aiye), são mais conhecidos assim na Umbanda e no Candomblé.
Devemos entender que, toda religião possui seus aspectos exotéricos (externos) e seus aspectos esotéricos (internos).
Deste modo, a Umbanda possui um sincretismo que visa abranger e proporcionar conforto e identificação à todos os tipos de pessoas.
Um erro trivial é o de se achar que sincretismo é pegar um monte de coisa e juntar tudo. Ledo engano! Sincretismo é você entender a ligação entre as diversas formas de expressão dentro das mais diversas religiões, e efetua-las com lógica, razão e bom senso, com o intuito de fazer o Ser Humano entender que é possível dizer a verdade de várias formas diferentes, atendendo as necessidades de quem lhes procuram.
Sincretismo não é, portanto, uma bagunça, algo ilógico ou sem fundamento, muito pelo contrário… Tudo dentro da Umbanda tem os seus motivos, os seus porquês…
Está tudo aí, à disposição de todos, a diferença está na vontade de aprender, na dedicação de cada um…
Tal fato nos remete à um ponto Raiz muito profundo e esclarecedor:
“Meu Congá tem guiné, pode pegar quem quiser
Meu Congá tem mironga, só pega quem puder!”
Devemos então entender que, os Seres Espirituais que se manifestam nos terreiros de Umbanda são seres de altíssima evolução espiritual e, por essa sabedoria e misericórdia, nos trazem suas mensagens de várias formas, pois se não a entendermos de uma a entenderemos de outra.
Todas as entidades que se manifestam trazem suas mensagens.
No caso do Preto-Velho, com sua postura, curvada, atendem as pessoas sentadas, fumando seu cachimbo, trabalhando e orientando com calma, com paciência, estão nos ensinando, com sua postura que diante de problemas e dificuldades devemos ter a postura da calma, da tranquilidade, devemos buscar a clareza de pensamentos para, assim, com sabedoria, lidarmos com a situação.
Agir de forma impulsiva, emotiva, irracional não resolve o problema, muitas vezes agrava mais a situação.
Nota-se que estamos falando de aspectos da Psicurgia dos Pretos-Velhos, do modus operandi, que nos ensinam com o exemplo. A pessoa com um mínimo de atenção, de percepção entende tudo isso.
Os Preto-Velhos se apresentam desta forma, pois esta é, dentro de nossa cultura, a maneira mais eficiente de transmitir a mensagem para as pessoas. Pretos-Velhos, portanto, não são necessariamente pretos ou velhos, esta é uma forma de apresentação que em seu aspecto exotérico atende questões culturais da nossa sociedade.
Para os seres espirituais que atuam na Umbanda, o importante é transmitir a mensagem, trazer a paz, o conforto e a caridade. Transmitir a mensagem de forma profícua é se fazer entender, é despertar a fé das pessoas, despertar a vontade de crescer, de melhorar, de ser melhor
Os Pretos-Velhos com suas mensagens nos mostram que o peso da experiência torna leve a consciência, alçando-a a níveis superiores, nos fazendo dar a real importância para as coisas. Em sua atuação se valem do Poder do Esclarecimento, ou seja, suas consultas são profundas e esclarecedoras.
No campo da magia, atuam neutralizando correntes pesadas da baixa magia ou magia negra. Os Pretos-Velhos são grandes Magos da Sagrada Corrente Astral de Umbanda.
Assim como outras Entidades, adaptam seu linguajar ao entendimento dos consulentes e, quando necessário, pronunciam o idioma sem modismos. São Grandes Magos, Senhores da Lei de Pemba, profundos conhecedores da Lei Kármica.
Saravá todos os Pretos-Velhos!
Araman

Anúncios
Publicado em: Sem categoria

Comente se for um comentário instrutivo ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s