13 de Junho – Dia de Exu – Dia de Santo Antônio.

o-que-sao-exus10409562_705630789496496_3014385949477778458_n

Fonte: Umbanda pra quem tem fé.

Exu foi representado no sincretismo católico, pelos negros africanos, por Santo Antônio, simplesmente por questões similares como a cor de ambos e governança: o número sete, os cemitérios, encruzas e sua personalidade forte. Este orixá foi o que mais sofreu uma perseguição sistemática, pelos missionários catequizadores, sendo associado ao Diabo.
Nesta mistura de mentiras, médiuns despreparados recebiam espíritos que se passavam por Exu, dizendo que era o Demônio, fazendo com que comerciantes inescrupulosos e ignorantes criassem uma imagem de Exu, cada vez mais distorcida e tenebrosa. Exu, sobre esta concep­ção, ganhou chifre, rabo e pata de animais.

Verdade é que, a forma original de Exu é humana, ele tem dois braços, duas pernas, dois olhos e uma cabeça! Os espíritos que compõem a falange de Exu são espíritos como nós, contemporâneos até.

Essa associ­ação, indevida e maldosa, com o passar do tempo, foi caindo no gosto popular e na psique de pessoas mentalmente e espiri­tualmente doentes, que começaram a construir a visão irreal de que Exu é o Demônio. Diferente dos quiumbas, zombe­teiros e outros espíri­tos oportunistas, que podem mistificar os trabalhos espirituais e se passarem por Exu, cada ser humano têm, pelo menos, um casal de Exus que influenciam permanentemente em seu destino…

Fonte: Dicionário Informal

Guardiões astrais que trabalham na esquerda das religiões afro brasileiras, como a umbanda e candomblé. Costumam trabalhar com cargas mais densas policiando os planos astrais. Trabalham em diversas linhas, encruzilhada, estrada, cemitério. Podem também ser conhecidos como povo de rua ou povo de cemitério, de acordo com as linhas em que trabalham. Nessa banda também se apresentam as pombagiras, malandros, baianos e marinheiros. Nada mais é do que o bem e o mal que existe dentro de cada um. Exu é o livre arbítrio. Comumente associado de maneira errônea ao diabo cristão.

Anúncios
Publicado em: Sem categoria

2 comentários sobre “13 de Junho – Dia de Exu – Dia de Santo Antônio.

  1. carlos guimaraes andrade disse:

    Eu sou devoto de Sto.Antônio. Com relação ao Exu, sempre respeitei e pelo pouco que conheço, ele, precisa de muita Luz, para cumprir sua missão.

Comente se for um comentário instrutivo ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s