LUZ ESPÍRITA – Espiritismo em Movimento -Manifesto da FEB sobre decisão justiça sobre religiões de matriz africana.

LUZ ESPÍRITA – Espiritismo em Movimento

Manifesto da FEB sobre decisão justiça sobre religiões de matriz africana.

Posted: 23 May 2014 05:37 AM PDT

A FEB – Federação Espírita Brasileira – lançou um carta de manifesto sobre a decisão justiça acerca de religiões de matriz africana, conforme pode ser conferido no site oficial da referida entidade.

Veja adiante o manifesto oficial.

arte.jpg

O manifesto é em solidariedade aos praticantes e simpatizantes dos movimentos de Umbanda, Candomblé e similares, pela ocasião da discussão judicial sobre a utilidade pública e as características religiosas desses praticantes.

Orixas1.jpg

Em resposta a uma ação do Ministério Público Federal (MPF), que pedia a retirada do YouTube de vídeos de cultos evangélicos tidos como intolerantes e preconceituosos contra candomblé e umbanda, entre outras práticas religiosas afro-brasileiras, a Justiça Federal do Rio de Janeiro decidiu que tais crenças não devem ser consideradas religiões. O Ministério Público Federal (MPF) recorreu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) contra a decisão.
Em sua sentença, o juiz Eugênio Rosa de Araújo, da 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro, afirma que “ambas manifestações de religiosidade não contêm os traços necessários de uma religião a saber, um texto base (corão, bíblia etc) ausência de estrutura hierárquica e ausência de um Deus a ser venerado”.
No entanto, Cristina Wissenbach, professora de História da África na Universidade de São Paulo, discorda da avaliação do magistrado. “São religiões porque são conjuntos de crenças, rituais e divindades em torno das quais se congregam devotos”, afirma. “A umbanda e o candomblé são constituídas no processo de diáspora dos africanos escravizados trazidos ao Brasil e congregados em torno de crenças e divindades de matrizes africana.”
Para a professora, os preconceitos por trás da decisão são históricos. “Fazem parte de uma tentativa de silenciar e obliterar o universo religioso e a cosmogonia de grande parcelas da população, sobretudo dos egressos da escravidão e dos afrodescendentes. Fazem parte do racismo que existe na sociedade”, analisa. “A resolução reflete forças obscuras e ultra conservadoras da sociedade brasileira. É inadmissível nos sujeitarmos às campanhas de setores evangélicos obscurantistas”.

Contestações

No recurso, o MPF afirma que a “referida decisão causa perplexidade. Não apenas porque negou a liminar, mas também porque o juiz da causa arvorou-se a dizer o que é e o que não pode ser considerado religião”. Portanto, mesmo deixando claro que “não caberá ao Ministério Público Federal, doravante, esforçar-se para dizer o que é e o que não pode ser considerado sagrado”, são citados aspectos que caracterizam crenças afro-brasileiras como religiões.
“[As crenças] possuem liturgias, corpos com alguma estrutura sacerdotal organizada hierarquicamente, cerimônias, altares, fiéis, ritos, templos (embora via de regra sem suntuosidade, muitos sobre o chão de terra batida, o que em hipótese alguma lhes retira o caráter sagrado) e, essencialmente, a fé em divindades que são cultuadas (adoradas e veneradas, como queira), não obstante possam destoar do padrão hegemônico das religiões majoritárias que a decisão pretende usar como paradigma para restringir o seu alcance”, contesta o MPF.

Revogação

images?q=tbn:ANd9GcTHnRDCy5tJ1YBmOqGHTZ2f3BgHH5ff5YxaOoRF-v2NXk6DtZlGZtQjgugO caso não se encerrou por aí e a Justiça então reconsidera a antiga decisão fazendo o reconhecimento do caráter religioso dos cultos afro-descendentes, conforme vemos na matéria do Jornal O Globo (Juiz volta atrás e agora considera candomblé e umbanda como religiões”).

Umbandistas na escadaria da ALERJ Foto: Luiz Ackermann/16-05-2014

5s6bvyklhw4?utm_source=feedburner&utm_medium=email

You are subscribed to email updates from LUZ ESPÍRITA – Espiritismo em Movimento
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610
Anúncios
Publicado em: Sem categoria

Comente se for um comentário instrutivo ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s