AS ESCOLAS UMBANDISTAS

Queridos irmãos

É fato que a Umbanda absorveu “dogmas” e diretrizes de várias religiões e filosofias, razão pela qual a necessidade de vivenciarmos harmonicamente uma diversidade inalienável. Diante desta realidade convidamos aos irmãos a conhecerem as mais diversas “ESCOLAS UMBANDISTAS” através do

1º Curso de Extensão Universitária

INTRODUÇÃO À TEOLOGIA UMBANDISTA
Condições gerais:

Proposta
Inserir o interessado na perspectiva da Teologia, com ênfase em Religiões Afro-brasileiras, conhecendo as várias formas de entender e praticar o contato com o Sagrado.

Objetivo
Exercitar o senso crítico e auto-crítico nas Religiões Afro-brasileiras.

Local de Realização
I As aulas serão ministradas na sede exclusiva do TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE, situada à RUA GOIÁS, 548 – Piedade – Rio de Janeiro RJ-CEP 20756-121 – Telefones: (21) 2597.1323 (21) 9949.5494 e-mail teo@temploestreladooriente.com.

Modalidade
Telepresencial

Corpo Docente
Pai Rivas Neto (Reitor da Faculdade de Teologia Umbandista)
Professores da FTU

Prazo de Duração
Setembro a novembro de 2011

Valor da contribuição
R$ 280,00 (Duzentos e Oitenta reais) à vista ou em até 06 (Seis) parcelas fixas e sem juros de R$46,67(quarenta e seis reais e sessenta e sete centavos) nos cartões de crédito Visa, Mastercard ou Diners Club.

Data/Horário
Início 03/09/2011 – Sábados das 10h às 11:30h.

Freqüência Mínima Exigida
75% (Setenta e cinco por cento) das aulas ministradas

Coordenação
Flávia Barros e Luis Fernando Barros
Dirigentes Espirituais do Templo Estrela do Oriente

Certificado
Serão conferidos certificados de participação a todos os alunos que, regularmente inscritos e quites com as contribuições, atingiram a freqüência mínima exigida.

Ementa
Aula 1 – Apresentação do curso, história geral da Umbanda, mecanismos da formação da identidade Umbandista e o papel da FTU – Faculdade de Teologia Umbandista.
Aula 2 – Universo religioso brasileiro: a Umbanda e as religiões brasileiras. Aproximações sincréticas e as transformações ao longo do tempo
Aula 3 – A Vertente – Una do Sagrado, Orixá e as iniciações na Umbanda, as Entidades de Umbanda e mecanismos da Mediunidade.
Aula 4 – Os caminhos do destino: o que é karma e como o destino é construído. Ori e Bara: duplos físicos do espírito e do corpo. A conexão com os Orixás
Aula 5 – Ritos e liturgia de Umbanda. As etapas da Gira de Umbanda. A preparação que antecede ao rito. A realização da conexão com o mundo espiritual. Hierofania, Teofania, Epifania.
Aula 6 – As forças sutis da natureza. Os espíritos elementares. A roda da vida. Axé e elementos portadores de axé. Magia e a movimentação das forças invisíveis
Aula 7 – Os suportes materiais das práticas espirituais. Guias, talismãs, ilekês. Ritos de consagração e vinculação com as correntes espirituais de Umbanda. Elementos e Instrumentos ritualísticos. Conexão mediada e imediata com o Sagrado. O papel da música, do canto e da dança.
Aula 8 – A pluralidade de cultos dentro da Umbanda. O conceito de escolas umbandistas. Diálogo intra-religioso e inter-religioso. Cultura de Paz. Convivência pacífica. A ética nas relações entre pessoas e templos Umbandistas.
Aula 9 – Umbanda e Sociedade. Sociologia e política. Axiologia Umbandista. Verdade e Realidade na perspectiva Umbandista.
Aula 10 – A Umbanda como um caminho gradual de realização espiritual. O contato com os mentores espirituais. Responsabilidade mediúnica. Métodos para fortalecer a conexão mediúnica.
Informações e inscrições
Templo Estrela do Oriente Rua Goiás, 548 Piedade Rio de Janeiro RJ (21) 2597 1323 ou (21) 9949 5494 Todas às segundas feiras a partir de 18:00 horas ou no 1º sábado de cada mês, às 18:00 horas ou através do endereço eletrônico teo@temploestreladooriente.com

FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO! – MATRÍCULAS ABERTAS VAGAS LIMITADAS

Será uma honra tê-los conosco!

Fiquem com Deus

Flávia e Luis Fernando Barros
Dirigentes do Templo Estrela do Oriente
Casa da Cabocla Jurema da Praia
Rua Goiás, 548 – Piedade
Rio de janeiro Cep 20756-121
Telefones: (21)2597-1323 (21)9949-5494
http://www.temploestreladooriente.com
Visitem nossa comunidade no orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30543135

…Para destruir uma desagradável ordem de vibração mental, ponde em movimento o princípio de polaridade e concentrai-vos sobre o pólo oposto ao que desejais suprimir. Destruí o desagradável, mudando a sua polaridade… ( Hermes Trismegisto 5.000ac)

Caso não deseje mais receber nossos e-mails, por favor responda para excluir@temploestreladooriente.com

Anúncios
Publicado em: Sem categoria

Comente se for um comentário instrutivo ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s