Pomba Gira

Pomba Gira

ontem, 6 de abril de 2011, 13:54:25 | noreply@blogger.com ( do blog Coisas da Vida – da Jornalista Andréa Destefani)
pomba+gira.gif
Não sei vocês ,mas eu identifico as estações do ano pelo cheiro. Ontem senti pela primeira vez o aroma de outono no ar. Aqui no sul é mais ou menos como se o ar ficasse um pouco mais “ardido”, um pouquinho mais gelado. Mas é só com o tempo de vida um pouco maior é que começamos a associar estes cheiros do tempo com fatos, bons e maus, que ocorreram em nossa caminhada.

É quase impossível,deixar de tornar o outono um período para reflexão. O verão se desfaz em folhas secas pelo chão e é hora de se recolher um pouco mais. Daí os eventos nesta época tomarem ,quem sabe, uma proporção um pouco maior e uma lembrança mais concreta em nossas mentes. O início do frio desperta em nós também um pouco mais de solidão.Até que passe o inverno, e venha a primavera nos surprender, a impressão que fica é que não vai acabar nunca, apesar de saber por experiência que nada é eterno, sofremos como se tudo fosse.Principalmente as mulheres.
Ontem, graças a boiadeira que recebo, sofri 85% a menos. Num tal atendimento que fez, e que contei aqui, aconselhou à pequena senhora a fazer seu maravilhoso bolo de fubá cremoso maravilhoso (que eu desconhecia) e convidá-la a participar de sua mesa em casa. Pois fui agraciada com um pedaço dele ontem. Indescritível, coisa de mãe mesmo.Quando conseguir a receita deste milagre saboroso conto a vocês.
Pois bem, para mim, toda mulher, mesmo sem filhos, carrega em si uma mãe em potencial: a que faz quitutes, a que se preocupa , a que se orgulha e principalmente a que protege e aconselha.
São muitas as Marias de Umbanda. A Maria Padilha, a Maria Mulambo, a Maria Navalha, a Maria Quitéria, a Maria do Balaio. Ah, as desconhecidas e amadas Marias.E se têm Maria no nome é porque tem motivo, ou acha que não? Maria está na mente das pessoas como aquela que foi colocada em xeque, mas que deu a luz um novo caminho.
As Pomba Giras são assim. Quem não as conhece, julga como entidades malígnas prontas a aceitar os trabalhos mais sórdidos, mas quem já experimentou o amor das Marias sabe de que escuridão ela os tirou. E refiro-me a todas as pomba giras como Marias, mesmo que não levem em seus nomes, porque o são de fato. Uma vez lendo os apócrifos vi uma história muito linda. Maria usava a água do banho de Jesus quando bebê para lavar as feridas dos leprosos e assim curá-los das enfermidades. Porisso, sabendo da hora do banho do bebê, na janela da casa juntavam-se muitos doentes.
Toda Maria desde então, creio eu, vem lavando os males de quem as procura. São tantas as dores deste mundo que elas lavam, enxugam e curam. Elas transformam o outono/inverno da vida em manhãs quentes de primavera, nas quais, se você se ativer ao entendimento, sentirá notavelmente o cheiro das flores. Não estou santificando as Pombas Giras, mas quero que entendam de uma outra forma. Elas fazem amarrações,mas somente das idéias que andam dispersas na cabeça das pessoas. Entidade nenhuma se preza a fazer o mal, mas antes e principalmente a dissipá-lo. Entendo como mal não só aquela energia que circula pelo mundo,mas também , e tenho falado muito nisso, aquele mal que praticamos a nós mesmos.
Quando pensamos que não somos capazes, ou temos a grande pretensão de abarcar o mundo sozinhos com nossas pernas curtas. Quando achamos que a vida do próximo está boa demais ou que estão tendo “algo que merecem”. Criamos larvas em nossos pensamentos e elas vão nos minando e aos que nos estão mais próximos , com muito mais eficácia quer os mosquitos da dengue.
As pombas giras se apresentam como mulheres que não tiveram uma experiência neste plano perfeita, mas foram discriminalizadas pelo imaginário popular. Digo que a grande intenção delas, ao meu ver, é seduzir homens e mulheres para o caminho da caridade. Somos juízes todos os dias, mas não vi até hoje quem queira se sentar no lugar do réu.
Existem várias formas de se fazer caridade. Gostaria que este texto fosse só um preâmbulo, uma introdução para que você partilhasse sua história, de como foi auxiliado por uma Pomba Gira. Como costumeiramente todos os depoimentos aqui tem sido preciosos não só para mim, mas como todos os que lêem, certamente o seu ajudará alguém a achar um novo caminho.

Anúncios
Publicado em: Sem categoria

Comente se for um comentário instrutivo ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s