Dia 29 de Dezembro – Saravá Nossa Mãe Iemanjá

Odoiá Mamãe !

Mãe Iemanjá, Senhora da calunga grande (mar). Sincretizada no Rio de Janeiro com Nossa Senhora da Glória comemorado em 15 de agosto. Na Umbanda, ela também recebe o título de Senhora da Coroa Estrelada.

Em São Paulo, a maior comemoração é no dia 8 de dezembro, na Praia Grande.

No Rio Grande do Sul a comemoração é no dia 2 de fevereiro, onde, Yemanjá é sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes. As cerimônias são comumente feitas à beira-mar, no litoral gaúcho. Também ocorrem em rios, como em Porto Alegre (Rio Guaíba).

Em Santa Catarina é relizada anualmente no dia 2 de Fevereiro ma Praia Central de Balneário Camboriú a Festa em Homenagem a Yemanjá.

No Rio de Janeiro a festa de Iemanjá e comemorada no dia 29 de dezembro , dois dias antes do ano novo para evitar um maior congestionamento nas praias e ruas. As oferendas lançadas ao mar para a orixa contam de palmas, rosas e flores principalmente na cor branca, seu metal e prata é seu dia e sábado. Sua saudação e Odocya .

  • Cores: azul claro ou branco transparente.

Iemanjá é a Rainha do Mar, a grande mãe da Umbanda que cuida de todos nós, seus filhos, com zelo e carinho. É aquela que mima, que acalenta e que acolhe mas que, como toda mãe, também sabe dar broncas e puxões de orelha quando necessário. Iemanjá é aquela necessidade que temos de saber se aqueles que amamos estão bem, é a dor pela preocupação, é o amor ao próximo, é a manutenção da harmonia do lar. Iemanjá é o Orixá que rege nossos lares, nossas casas, é ela quem dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto.

Iemanjá é geradora, é vida, pois é ela que nos traz oportunidades de crescimento em todos os sentidos da vida. Oferendamos Iemanjá quando precisamos de coisas novas em nossos caminhos, por isso pedimos a Ela que gere em nós a vontade de viver, de crescer, de melhorar, etc. Pedimos que Ela gere em nós, e para nós, novas oportunidades em todos os sentidos da vida.

Seus símbolos são a lua minguante, ondas e peixes; suas cores são o branco cristalino ou o azul claro; seu instrumento é o abebé, um leque em forma circular prateado que pode trazer um espelho no centro; sua pedra é o Diamante; ervas principais são jasmim, graviola, musgo marinho encontrado nas pedras do mar, colônia, rosa branca, malva branca, flor de laranjeira entre outras; seu ponto de força é o mar.

Yemanja_Lidia_de_Almeida.jpg

Oração a Iemanjá:

Mãe Iemanjá, derramai vossos poderosos fluídos sobre todos nós. Que vossa misericórdia continue a se estender sobre todos os reinos. Que os fracos sejam protegidos pelos vossos braços e que os humildes sejam enaltecidos pelo ruído do mar. Que os orgulhosos percam a arrogância e sintam como é bom ser bom, porque a maldade só nos torna pequenos perante o vosso reino, Senhora. Que os doentes recebam de vós, minha Santa Rainha, a cura para todos os males, através das emanações e de vossas vibrações e que nós sejamos purificados em vossas sagradas águas. Que a força do vosso reino seja para nós um escudo contra as más influências dos seres inferiores, pois ainda somos crianças no reino em que vivemos e mal o conhecemos. Que o vosso sagrado manto agasalhe todos os necessitados e traga o vosso calor de Santa Mãe, que vós sois. Senhora, tende piedade de tantos que, como eu, vos invocamos neste momento sublime. Atendei-nos em nossos pedidos, Mamãe, e para tanto deixamos nossas suplicas na sétima onda do vosso mar. Assim seja.

Uma semana de muita geração a todos! Que nossos caminhos possam estar repletos de crescimento, mudanças e oportunidades. Muito Axé!

Escrito por Mãe Mônica Caraccio – link original em http://www.minhaumbanda.com.br/2010/06/01/odoia-mamae/#more-1773

yemanja-by-nino.jpg

Anúncios

Comente se for um comentário instrutivo ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s